É uma ferramenta que descreverá em 12 capítulos numa linguagem dinâmica, jovem e atraente toda a riqueza da Doutrina Social da Igreja Católica e seu impacto nas áreas de trabalho, negócios, política, meio ambiente e paz.
O livro terá o mesmo o design gráfico e formato do nosso Catecismo Jovem e segundo Bonacker Marco, colaborador do projeto, teólogo e Doutor em Ciências Sociais, a “obra também será baseada em perguntas e respostas, para que o jovem compreenda e se aproxime do que a Igreja ensina em sua Doutrina Social”.
Quais são os princípios da Doutrina Social Católica?
A Doutrina Social Católica conhece quatro príncipios:
o princípio da
Dignidade da pessoa
(personalidade)
o princípio da
Bem comum
o princípio da
Subsidiariedade
o princípio da
Solidariedade
Não se pode aceitar que exercer a liberdade de comunicar dependa da riqueza material, da educação ou do poder político. O direito de comunicar é direito de todos.
João Paulo II, AN, 15
Que a Bíblia diz sobre a pobreza e a riqueza?
Quem segue Jesus, nunca deve esquecer que devemos nos tornar ricos sobretudo diante de Deus (Lc 12,21). Tornar-se rico materialmente não contitui um objetivo especial da vida cristã. E ser rico materialmente não é nenhum sinal seguro de uma graça especial de Deus. Jesus ensina-nos a rezar: “O pão nosso de cada dia nos dai hoje” (Mt 6,11). Com estas palavras pedimos ao Pai tudo aquilo de que precisamos para a nossa vida terrena. Não procuramos o luxo, mas sim aqueles bens que são requeridos para uma feliz num bem-estar moderado, para o sustento da família, para a caridade e para a participação na cultura e na educação bem como para o desenvolvimento.
O homem precisa de três coisas para a salvação:
Saber o que acreditar; Saber o que esperar; Saber o que fazer.
- São Tomás de Aquino
COMO AGIR? O QUE FAZER?